Já imaginaram pagar por este quadro a bagatela de 34,9 milhões de dólares? Seria hoje, no momento em que estou escrevendo este texto, apenas R$ 193.346.000,00 (reais), nossa moeda. Mixaria. Como amante da arte e fã incondicional de artistas de expressão, acho louvável que seus trabalhos sejam tornados grandiosos. O problema começa quando em vida, estes artistas não alcancem a notoriedade devida e nem tão pouco consigam tanto dinheiro com suas obras. Ser artista está no sangue e todo artista sente necessidade de fazer sua arte, com amor, paixão, raiva, devaneio... Infinita inspiração. Muitos destes grandes artistas, talvez até alguns desconhecidos do grande público, nem se importem, ou se importassem com a fama ou o dinheiro, mas sim com o prazer da criação de mais uma obra. É inexplicável.
Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907, na Cidade do México e faleceu na mesma cidade em 13 de julho de 1954. Foi esposa de Diego Rivera por 14 anos, desde 1929. Diego foi outro grande artista. Frida teve uma vida difícil após os 18 anos por conta de uma acidente de ônibus no qual sofreu múltiplas fraturas, inclusive vertebrais, o que a deixou por um longo tempo acamada. Algumas de suas obras descrevem, após este infortúnio, a presença constante da morte em sua vida.
Como disse anteriormente, suas obras deveriam ter valido uma fortuna durante a sua vida, e não após a sua morte, não concordam? Então por que será que isso não ocorre? Na minha humilde opinião, quem ganha dinheiro com isso são os "grandes espertos" de nossa falida sociedade. Digo falida pois, não vejo nada de evolutivo nisso. Acho o ser humano muito primitivo em suas atitudes, inconscientemente, é claro. O que prova minha teoria. A falta de consciência social o torna um jegue.
Posto isto tudo, o cidadão que comprou o "Auto Retrato de Frida Kahlo", não aprecia a beleza da arte, mas sim, o valor do objeto. Como disse, o artista no momento da criação tem seus motivos pessoais para criar determinada obra, porém, quem iria querer, na época, um quadro de 15x20 cm na parede, com a imagem de uma mulher de sobrancelhas largas e o rosto de um homem na testa com três olhos? Talvez esteja errado em minha opinião. Talvez esse fosse o padrão de beleza da época, vai entender. Acho que se eu tivesse um quadro desses em casa, nem saberia de quem era, ou quem era Frida, mas com certeza, estaria bem escondido em algum lugar pouco frequentado de minha casa. Em alguns países, como Portugal, por exemplo, algumas mulheres tem até bigode. "AfeMariadoPaieterno!". Mas que quadrinho feio e caro não?
Mood
Texto/Arte: Mood